LIVRO:
“The Opera Singer’s career guide – understanding the European Fach System”
AUTOR:
Pearl Yeadon McGinnis (editado por Marith McGinnis Willis)
EDITORA:
The Scarecrow Press, Lanham, 2010
TRADUÇÃO: Charles Yuri Custódio – chayuc@gmail.com – http://www.facebook.com/studio.cycO SISTEMA FACH DE CLASSIFICAÇÃO VOCAL - PARTE I
Muitos
americanos têm seu primeiro envolvimento profissional com a ópera através das
mais de 350 casas de ópera de período integral nos países de língua germânica,
ou como aprendizes nos mais de 26 “opera studios”.Há, ainda, mais de 500
teatros que apresentam peças operísticas regularmente, incluindo teatros
independentes, teatros particulares com instalações permanentes, teatros sem um
elenco fixo, teatros de turnê e festivais de verão.
O que
americanos negligenciam, ou simplesmente não sabem, é que, para facilitar o
processo de ser contratado na Europa, para manter esse trabalho e construir e
manter uma carreira, eles precisam entender o sistema europeu “Fach” de
classificação vocal operística. Muitos cantores americanos, mesmo aqueles que
se apresentaram junto a montagens regionais de ópera nos Estados Unidos e que
possuem contato com o sistema “Fach”, continuam negligenciando o quão
importante o sistema é para a eficiência do trabalho nas casas de ópera
Europeias. Na Europa, o sistema “Fach” é usado para contratar e demitir
cantores, organizar as temporadas, assegurar que há pessoas suficientes no
elenco para cobrir todos os papéis, e, até mesmo, para equilibrar o orçamento.
Quase todos os aspectos profissionais de um cantor de ópera na Europa são
potencializados ou restringidos pelo sistema.
DEFINIÇÕES DE FACH
“Fach”, em alemão, significa
especialidade, categoria, ou mesmo compartimento. No mundo operístico, “Fach”
possui mais do que um significado. Primeiramente, se refere ao sistema
utilizado para escolher o elenco de uma ópera.
Refere-se também a um tipo vocal ou a uma categoria vocal – não apenas
soprano, contralto, tenor ou baixo, mas qual o “tipo” (classificação) de
soprano, contralto, tenor e baixo (por exemplo, soprano soubrette, tenor buffo,
etc).
25 categorias “Fach” são consideradas
padrão, e, muitas outras não listadas são utilizadas para alguns papéis. Todas
as categorias serão descritas em texto posterior.
A ideia de colocar cada cantor em uma
categoria específica pode parecer restritiva aos olhos americanos, mas, para os
diretores das casas de ópera europeias, soa como um princípio organizacional.
Americanos frequentemente resistem a serem estritamente classificados, mesmo
que isso possa ajuda-los a conseguir trabalhos. Eles sentem que devem ser capaz
de cantar suas árias preferidas ou de interpretar seus papéis prediletos.
Frequentemente, se ressentem pelo fato de serem limitados a um certo tipo de estilo
musical (ou a algum personagem específico) baseado em suas características
vocais e físicas – em outras palavras, pelo seu “Fach”. Contudo, na Europa,
essas categorias “Fach” são a ferramenta fundamental para a organização na
ópera.
O SISTEMA FACH
Companhias
europeias de ópera utilizam o sistema “Fach” para formar companhias e para
escalar elencos. Eles o assim fazem para garantir que haverá pessoas
suficientes com vozes apropriadas necessárias para montar produções.
Isso é
similar ao escalamento de elenco para filmes, TV e teatro, no qual o elenco é
escolhido baseado em características vocais, físicas e idade. Em ópera. Assim
como no teatro, uma pessoa jovem pode ser escalada para representar alguém mais
velho, mas apenas se suas características vocais forem adequadas. Essas
características determinam o “Fach” dessa pessoa. Maquiagem pode operar
maravilhas para cobrir qualquer disparidade de idade, e há a vantagem da
plateia estar, no teatro, sempre a uma
certa distância do cantor. Na TV e no cinema isso é mais complicado, devido a
proximidade da câmera; também pode ser feito, mas com efeitos de maquiagem e
computacionais.
No mundo
profissional da ópera, uma soprano de 24 anos poderia amar cantar árias de Carmen, Aida e Tosca, mas é
altamente improvável que lhe seja oferecido um contrato que a escale para
qualquer um desses papéis. Os diretores, provavelmente, procurariam cantoras
mais maduras e experientes, e com características vocais que as enquadrassem
como “soprano de carácter” ou como “soprano dramática” (segundo categorias
“Fach”).
FACH COMO CATEGORIA
VOCAL
Quando
cantores utilizam a palavra “Fach”, o fazem em referência as diferentes
classificações vocais, ou mesmo ao tipo de papel que se sentem qualificados a
interpretar. Nesse aspecto, “Fach” define as qualidades que representam todo o
“pacote vocal” de um cantor. Alguns dos muitos usos desse termo são:
TERMOS TRADUÇÕES
Fach – Fächer ramo,
especialidade, departamento
Das ist gerade sein Fach esta
é sua especialidade
Von Fach por profissão
/ por especialidade
Er versteht sein Fach volkommen ele é um especialista nesse assunto
Das ist nicht mein Fach esta não é minha especialidade
Das ist nicht mein Fach esta não é minha especialidade
Quando um cantor está começando a desenvolver uma carreira, é
melhor que se concentre no “Fach” que melhor defina suas atuais características
vocais, para posteriormente, com mais idade e experiência, mudar para outro
“Fach”. Portanto, conhecer como o sistema “Fach” funciona, e como desenvolver
sua voz baseado nesse sistema, irá ajudar ao cantor se autopromover no mundo
operístico.
OBS: Para os propósitos desse livro, o termo“Germânico” se referirá aos países Alemanha, Áustria e Suíça, pois usam o sistema “Fach” de maneira muito parecida.
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