quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O SISTEMA FACH DE CLASSIFICAÇÃO VOCAL - PARTE I

LIVRO: “The Opera Singer’s career guide – understanding the European Fach System”
AUTOR: Pearl Yeadon McGinnis (editado por Marith McGinnis Willis)
EDITORA: The Scarecrow Press, Lanham, 2010
TRADUÇÃO: Charles Yuri Custódio – chayuc@gmail.com – http://www.facebook.com/studio.cyc

O SISTEMA FACH DE CLASSIFICAÇÃO VOCAL - PARTE I
            Muitos americanos têm seu primeiro envolvimento profissional com a ópera através das mais de 350 casas de ópera de período integral nos países de língua germânica, ou como aprendizes nos mais de 26 “opera studios”.Há, ainda, mais de 500 teatros que apresentam peças operísticas regularmente, incluindo teatros independentes, teatros particulares com instalações permanentes, teatros sem um elenco fixo, teatros de turnê e festivais de verão.
            O que americanos negligenciam, ou simplesmente não sabem, é que, para facilitar o processo de ser contratado na Europa, para manter esse trabalho e construir e manter uma carreira, eles precisam entender o sistema europeu “Fach” de classificação vocal operística. Muitos cantores americanos, mesmo aqueles que se apresentaram junto a montagens regionais de ópera nos Estados Unidos e que possuem contato com o sistema “Fach”, continuam negligenciando o quão importante o sistema é para a eficiência do trabalho nas casas de ópera Europeias. Na Europa, o sistema “Fach” é usado para contratar e demitir cantores, organizar as temporadas, assegurar que há pessoas suficientes no elenco para cobrir todos os papéis, e, até mesmo, para equilibrar o orçamento. Quase todos os aspectos profissionais de um cantor de ópera na Europa são potencializados ou restringidos pelo sistema.

DEFINIÇÕES DE FACH
“Fach”, em alemão, significa especialidade, categoria, ou mesmo compartimento. No mundo operístico, “Fach” possui mais do que um significado. Primeiramente, se refere ao sistema utilizado para escolher o elenco de uma ópera.  Refere-se também a um tipo vocal ou a uma categoria vocal – não apenas soprano, contralto, tenor ou baixo, mas qual o “tipo” (classificação) de soprano, contralto, tenor e baixo (por exemplo, soprano soubrette, tenor buffo, etc).
25 categorias “Fach” são consideradas padrão, e, muitas outras não listadas são utilizadas para alguns papéis. Todas as categorias serão descritas em texto posterior.
A ideia de colocar cada cantor em uma categoria específica pode parecer restritiva aos olhos americanos, mas, para os diretores das casas de ópera europeias, soa como um princípio organizacional. Americanos frequentemente resistem a serem estritamente classificados, mesmo que isso possa ajuda-los a conseguir trabalhos. Eles sentem que devem ser capaz de cantar suas árias preferidas ou de interpretar seus papéis prediletos. Frequentemente, se ressentem pelo fato de serem limitados a um certo tipo de estilo musical (ou a algum personagem específico) baseado em suas características vocais e físicas – em outras palavras, pelo seu “Fach”. Contudo, na Europa, essas categorias “Fach” são a ferramenta fundamental para a organização na ópera.

O SISTEMA FACH
            Companhias europeias de ópera utilizam o sistema “Fach” para formar companhias e para escalar elencos. Eles o assim fazem para garantir que haverá pessoas suficientes com vozes apropriadas necessárias para montar produções.
            Isso é similar ao escalamento de elenco para filmes, TV e teatro, no qual o elenco é escolhido baseado em características vocais, físicas e idade. Em ópera. Assim como no teatro, uma pessoa jovem pode ser escalada para representar alguém mais velho, mas apenas se suas características vocais forem adequadas. Essas características determinam o “Fach” dessa pessoa. Maquiagem pode operar maravilhas para cobrir qualquer disparidade de idade, e há a vantagem da plateia estar, no teatro,  sempre a uma certa distância do cantor. Na TV e no cinema isso é mais complicado, devido a proximidade da câmera; também pode ser feito, mas com efeitos de maquiagem e computacionais.
            No mundo profissional da ópera, uma soprano de 24 anos poderia amar cantar árias de Carmen, Aida e Tosca, mas é altamente improvável que lhe seja oferecido um contrato que a escale para qualquer um desses papéis. Os diretores, provavelmente, procurariam cantoras mais maduras e experientes, e com características vocais que as enquadrassem como “soprano de carácter” ou como “soprano dramática” (segundo categorias “Fach”).

FACH COMO CATEGORIA VOCAL
            Quando cantores utilizam a palavra “Fach”, o fazem em referência as diferentes classificações vocais, ou mesmo ao tipo de papel que se sentem qualificados a interpretar. Nesse aspecto, “Fach” define as qualidades que representam todo o “pacote vocal” de um cantor. Alguns dos muitos usos desse termo são:
TERMOS                                                TRADUÇÕES
Fach – Fächer                                          ramo, especialidade, departamento
Das ist gerade sein Fach                          esta é sua especialidade
Von Fach                                                 por profissão / por especialidade
Er versteht sein Fach volkommen           ele é um especialista nesse assunto
Das ist nicht mein Fach                           esta não é minha especialidade

Quando um cantor está começando a desenvolver uma carreira, é melhor que se concentre no “Fach” que melhor defina suas atuais características vocais, para posteriormente, com mais idade e experiência, mudar para outro “Fach”. Portanto, conhecer como o sistema “Fach” funciona, e como desenvolver sua voz baseado nesse sistema, irá ajudar ao cantor se autopromover no mundo operístico.


OBS: Para os propósitos desse livro, o termo“Germânico” se referirá aos países Alemanha, Áustria e Suíça, pois usam o sistema “Fach” de maneira muito parecida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário